terça-feira, 26 de março de 2019

DINÂMICA DE GRUPO



    Você sabe o que é uma dinâmica de grupo e seu valor para o mercado de trabalho? As organizações, geralmente se utilizam desta ferramenta, ainda como parte do processo seletivo, para identificar potencialidades em cada candidato. Enquanto que a dinâmica, voltada a um departamento específico, por exemplo, ajuda a melhorar os resultados desta equipe.
   Para o profissional avaliado, seja como candidato ou contratado, é mais uma oportunidade de demonstrar seu talento e reforçar sua motivação no trabalho. Para o gestor, é uma chance de encontrar lideranças - mas nem sempre se procura uma - e elevar o sentimento de pertencimento à equipe.
     Um dos principais fatores para se trabalhar a dinâmica, em caso de candidatos, é a captação de novos talentos. Então, demonstre o devido interesse. Mas tenha cuidado! Saiba como destacar sua qualidades, lendo o artigo disponível anteriormente.

  • Mas como funciona uma dinâmica, como ela deve ser aplicada e quais são os resultados para as organizações?

É o que vamos descobrir em seguida, por meio de exemplos.
1 - Amizade
     Essa dinâmica tem por objetivo principal facilitar o relacionamento entre os participantes de um grupo ou equipe e harmonizar o ambiente de trabalho.
Como fazer: a pessoa responsável pela orientação irá distribuir um cartão, lápis e alfinete para cada participante. Pedir que cada um escreva seu nome neste cartão distribuído e prendê-lo à blusa. (Não deve ser apelido).
     Os participantes sentam-se em círculo. O coordenador coloca-se no centro e convida os demais a cantar: 

(Melodia: Oh, Suzana) 
“Quando vim para este grupo / um(a) amigo(a) eu encontrei 
(o coordenador escolhe uma pessoa) 
Como estava ele(a) sem nome / de (nome da pessoa) eu o(a) chamei. 
Oh! amigo(a), que bom te encontrar / unidos na amizade iremos caminhar” (bis). 

     O coordenador junta-se ao círculo e a pessoa escolhida, entoa a canção, ajudada pelo grupo, repetindo o mesmo que o coordenador fez antes. E assim prossegue o exercício até que todos tenham se apresentado. A última pessoa entoa o canto da seguinte maneira:

“Quando vim para este grupo, /  mais amigos encontrei 
Como eu não tinha nome /  de _____ (cada um grita seu nome) eu o chamei. 
Oh! amigos(as), que bom nos encontrar. / Unidos lutaremos para o mundo melhorar (bis)”

Avaliação: Para que serviu a dinâmica? Como nos sentimos? Quais sentimentos afloraram? Podemos dizer que fizemos um novo amigo? 

2 - Tesouro da ilha

     Essa dinâmica é mais competitiva, pois se trata de um jogo, um desafio a ser vencido. O exercício deve ser realizado em pares.
     Nesse caso, o gestor coloca, em um canto da sala, uma folha de jornal aberta e uma caixa de bombons em cima. Na outra extremidade da sala, há outras folhas de jornal (uma para cada dupla). Assim, os pares devem ficar lado lado sobre a sua folha, que será utilizada como ‘meio de transporte’ para chegar ao tesouro. Não é permitido rasgar o jornal nem pisar no chão.
     Assim, cada dupla precisa de muita sincronia para arrastar-se, passo a passo, rumo à caixa de bombons. Quem chegar primeiro ganha o tesouro. Se dois pares chegam juntos, o prêmio é dividido.
     Depois, o gestor pede aos colaboradores um "feedback" de seus aprendizados. Ou seja, o que aprendeu ao participar da dinâmica aplicada?
3 - Minha identidade
     Coloque os participantes sentados em um círculo e entregue uma caneta, um papel e uma fita crepe. Os participantes têm 30 segundos para confeccionar um crachá a ser utilizado durante toda a entrevista.
     O objetivo dessa técnica de apresentação não é identificar o crachá que ficou mais bonito, e sim verificar como os participantes lidam com os desafios, pressão, organização e criatividade.
     Existem muitas dinâmicas disponíveis na Internet, em livros... Fora outros testes, que só estão disponíveis aos profissionais da área de Psicologia. Enfim, buscando variar seu acervo de dinâmicas, basta buscar no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário