Temos ouvido falar sobre a necessidade de construir conhecimento, algo que não é novidade: cresci ouvindo isso. Mas a realidade brasileira, infelizmente, desde seus tempos remotos embasa-se em princípios não fundamentados. Mas afinal, você gosta de história? Bem... eu sim!
Antigamente, investir em educação, de maneira que todos, igualmente tivessem acesso ao conhecimento dos fatos era algo "desnecessário". Vejamos, dados transformam-se em informação, que gera conhecimento de algo, que nos leva à inteligência. Para o monopólio da época, havia o seguinte raciocínio lógico: quanto mais se soubesse, menos poder a nobreza exerceria sobre a sociedade. Ou seja, não havia interesse em seres capazes de raciocinar, inteligentemente, estando aptos assim, a tomarem decisões; desejava-se aquele que tão somente executasse o que lhes fora ordenado sem que questionassem nada - manda quem pode, obedece quem tem contas a pagar -, é o novo dito!
Passaram-se os tempos e hoje chegamos ao século XXI... no entanto, parece que o Brasil ateve-se ao período de feudalismo. A verdade é que muita coisa que vivemos hoje é reflexo do passado! A começar por exemplo, com a relação Brasil X Exterior: nossa cultura é mostrada apenas pelo football, carnaval ou por suas belas praias. A própria ocupante do cargo de gestão do país desacredita na qualificação dos que aqui formam-se em suas profissões, tanto que foram convocados inúmeros médicos cubanos para virem para cá. Para que? Talvez o Spañol faria parte da grade escolar, a fim de que as aulas de gramática estivessem sendo compensadas. Aliás, devemos concordar: muitos nem falam, com fluência, sua "língua mãe"... querem aprender outras!
Paralelo a esta concepção, entendo que os que por falta de competências são impossibilitados de estabelecer ordens, as executa.
Entenda que possuir conhecimento como fonte de sabedoria é possuir um tesouro de imensurável valor. Afinal o que é fútil, certamente passará, mas o que é valioso permanece; o que hoje é visto como essencial, amanhã de repente não seja!
Todos temos um CHA (Conhecimento = saber, Habilidades = saber fazer, Atitudes = saber ser). Como você tem administrado isso? O que você transfere de conhecimento? Com que habilidades faz isso? Suas atitudes são inovadoras, de modo que se consiga atingir as expectativas?
Tente estabelecer relação entre essas competências; busque aprender coisas novas; aperfeiçoar o que se sabe. Lembre que ainda que se fale em democracia, o domínio ainda é de monopólio. O objetivo permanece o mesmo: dominar os menos sabidos. Busque adquirir conhecimento!
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".
- Paulo Freire
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