sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MOTIVAÇÃO X INCENTIVO

     Algumas empresas, ainda hoje, vivem à "moda" de palestras motivacionais, campanhas, treinamentos... seja lá como prefiram chamar. Particularmente, não tem coisa que eu considere mais chata que isso! 
     A lógica é bem simples: motivação é algo intrínseco. Ou seja, cada um deve ter dentro de si; e todos somos motivados, de acordo com nossos objetivos. Mas... quando somos contratados, espera-se que venhamos atender as expectativas  da organização. E  nossos objetivos devem, sim estar alinhados aos da empresa. Por esse motivo, já é hora das empresas adotarem políticas do RH atual, com foco em Gente e Gestão, cujo o papel é incentivar os colaboradores a sonharem cada vez mais.


     Entendemos então que não se motiva ninguém. Cada um motive a si próprio! O que podemos fazer é incentivar. 
     Incentivo, por sua vez, não são apenas palavras bonitas - visando suavizar as cobranças -. Empresas que buscam motivação em seus funcionários, devem considerar como forma de incentivo, aumento salarial, reconhecimento de seus colaboradores, Participação nos Lucros e Resultados... incentivar é dar um Plus. É dar um bom pacote de benefícios. Porque afinal, hoje em dia isso faz a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário